Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Domingo, 06 de Maio de 2018, 23h38 | Última atualização em Quarta, 11 de Março de 2020, 19h59 | Acessos: 3780
  • A Resolução Nº 15/96 do Conselho Universitário da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) cria o Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais (PPGRN), a partir de projeto de implantação de um Programa Institucional de Doutorado Temático (PIDT) em Recursos Naturais, com as áreas de concentração: recursos hídricos, recursos energéticos e recursos minerais.
  • A avaliação da CAPES, referente ao triênio 1998-2000, manteve o conceito 3 dado à sua criação em 1997, por não considerar que o doutorado atendia as exigências da multidisciplinaridade.
  • Na avaliação do triênio 2001-2003, a comissão de cursos multidisciplinares da CAPES, recomendou que o curso fosse avaliado pela área de Engenharia I, por não considerar que o curso se caracterizava como multidisciplinar.
  • A partir dos problemas apontados pela comissão multidisciplinar foi criada uma comissão interna para avaliar o posicionamento da Comissão multidisciplinar da CAPES e a partir daí, propor soluções para corrigir os problemas identificados. Após a visita de uma comissão do então Comitê Multidisciplinar, foram redefinidas a composição do colegiado do curso, com a inclusão de um docente da área das ciências sociais aplicadas e a elaboração de um novo regulamento para o curso, o qual incluiria a proposição de um mestrado e a respectiva transformação de um curso de doutorado em um Programa de Pós-graduação. A partir disso, o doutorado passou por um amplo processo de mudança, especialmente quanto a redefinição das suas áreas de concentração e linhas de pesquisa e a composição do seu quadro docente, com o objetivo de corrigir os problemas relacionados à ausência do caráter interdisciplinar dos estudos e projetos desenvolvidos no âmbito do curso. Neste sentido, foram redefinidos as áreas de concentração, eliminando as sub-áreas e substituição de linhas de pesquisa.
  • A vinculação do programa ficou estabelecida no Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN, com participação do Centro de Humanas - CH e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS, Centro de Saúde e Tecnologia Rural – CSTR, todos da UFCG.
  • Em função das mudanças implementadas no triênio, a comissão multidisciplinar da CAPES entendeu que houve modificações na estrutura do programa, visando atender aos preceitos da multidisciplinaridade exigidos pelo Comitê, o que levou o doutorado a receber o conceito 5 para o triênio 2004-2006, tendo grande contribuição para a elevação deste conceito, a efetivação da proposta de transformação do Doutorado em Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais, com a inclusão do nível de Mestrado.Primeira turma de Mestrado
  • Primeiras defesas de Dissertação, com ingresso de alguns destes mestrandos no Doutorado, selecionados em processo seletivo.
  • Alteração do nome do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais para Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais, assim como reformulação de seu regulamento.
Fim do conteúdo da página